AK Clinic Beauty

Desvendando Mitos e Verdades sobre remoção a laser de tatuagens

Desvendando os Mitos e Verdades da Remoção de Tatuagem a Laser: Um Guia Completo

Desvende os mitos e verdades sobre a remoção a laser de tatuagens. Saiba o que é fato e o que é mito para tomar decisões assertivas e bem informadas.

Você tem uma tattoo e não gosta mais dela? Conheça agora o que é MITO ou VERDADE sobre a remoção a laser de tatuagem

Acredite, isso é muito comum! A boa notícia é que existem formas de apagar o desenho, por exemplo, com a remoção a laser.

Embora seja um método muito eficiente, a remoção de tatuagem a laser é um tema que envolve muitos mitos e verdades. Neste blog, você descobre o que é verdade e mentira em relação a esse procedimento. Continue a leitura e saiba todos os detalhes!

O laser é a melhor opção para remoção de tatuagem?

VERDADE: Trata-se de um procedimento altamente eficaz, porque ele age na quebra do pigmento da tatuagem.

A tecnologia do laser é fotoseletivo e tem como objetivo principal, encontrar seu cromóforo alvo que são os pigmentos/tintas e a partir de sua interação com estes pigmentos ele atua na fragmentação dos mesmos, transformando-os em micropartículas, onde os mesmos são digeridos pelos macrófagos (células de defesa do corpo humano), ocorrendo então a eliminação do pigmento de forma natural através do sistema linfático por completo.

Laser remove toda a tatuagem?

MITO: Não necessariamente todas as tatuagens são removidas somente com laser. Depende muito da característica do desenho, da cor e cenário a qual se encontra a pele do paciente.

Quando falamos de tatuagens 100% pretas ou escuras, em que a pele do paciente está saudável, não havendo nenhum encapsulamento de pigmento em seu tecido, naturalmente elas podem ser removidas em sua totalidade, ou seja, 100%.

Em contra partida, tatuagens coloridas ou as que têm algum aspecto “anormal” em seu tecido, dão mais trabalho para remoção. Por isso, desenhos com essas características, muitas vezes precisam de associações de tecnologias (utilização de vários tipos de lasers) e também protocolos exclusivos e específicos, como por exemplo, microagulhamento, fotobiomodulação, entre outros, para assim, chegar ao resultado final com pigmento 100% removido e com a pele 100% íntegra.

Não é possível usar laser em peles negras!

MITO: É possível, mas é essencial que se utilize a tecnologia adequada e use protocolos mais conservadores, que não danifique a pele do paciente, visto que as peles negras contem mais melanina que peles claras, o que pode acarretar danos como pequenas acromias (pequenas manchas claras na pele no local em que foi aplicado o laser), dessa maneira utiliza-se energias menores para remoção, minimizando o risco de danos.

No entanto, isso faz com que o paciente precise de mais sessões do que quem tem pele clara.

A tatuagem sai na primeira sessão de laser?

MITO: É preciso realizar mais de uma sessão e a quantidade ideal varia de acordo com cada caso.

Aqui na AK Clinic Beauty realizamos as sessões com intervalos entre, 30, 45, 60, ou até 90 dias. Sendo assim, este tratamento pode durar meses ou até anos até que chegue ao resultado final, pois temos sempre que levar em consideração os fatores intervalo e quantidade de sessões necessárias.

A pele pode sofrer reações após a sessão de laser?

VERDADE:

É comum que a pele fique inchada, vermelha, levemente esbranquiçada. Há, ainda, a possibilidade de que ocorra em alguns casos, um pequeno sangramento na região e com sensação de ardência da pele, imediatamente após a primeira sessão. Após alguns dias, pode surgir coceira e até bolhas. 

É fundamental ressaltar que esse é um processo natural e o profissional responsável pelo procedimento indica como proceder para evitar quaisquer tipos complicações.

De maneira geral, recomenda-se o uso de uma pomada hidratante (baume reparador) e para diminuir a chance de hiperpigmentação, indica-se que evite a exposição ao sol, principalmente na região que está passando pelo processo de cicatrização.

O uso do protetor solar também é muito importante. Além de manter uma alimentação saudável, evitar banhos muito quentes, praia ou piscina por pelo menos 15 dias e ingerir bastante água para que ajude na expulsão do pigmento.

Não há contraindicações para remoção de tatuagem a laser!

MITO: Não é indicado que o procedimento seja realizado por gestantes. Embora o tratamento não faça mal para o bebê, essa recomendação tem como foco evitar complicações como manchas na pele da mãe.

Para lactantes com até o quinto mês de amamentação, pacientes em tratamento oncológico, portadores de doenças crônicas que não estão controladas, portadores de marca-passo, com doenças da pele em geral, psoríase ativa na área, doenças cutâneas crônicas ou pacientes que estejam fazendo uso de roacutan.

Além disso, indica-se um maior cuidado em casos de pacientes com histórico de queloides e doenças autoimunes, como o vitiligo, onde o profissional deve avaliar o caso. Esse mesmo cuidado vale para pacientes com fototipos muito altos, pois podem evoluir para manchas acrômicas.

A remoção de tatuagem a laser deixa cicatriz?

DEPENDE:

Com base em anos de experiência, muitos estudos e todo nosso conhecimento com remoção de tatuagem a laser podemos afirmar duas coisas:

Há esse risco, desde que haja imprudência por parte do profissional, onde o mesmo não define um protocolo adequado para cada caso ou situação, quando não se utiliza o equipamento adequado e com sua manutenção devidamente em dia (descalibrado/falta de manutenção preventiva), quando o especialista faz uso de muita carga de energia durante a sessão ou quando não respeita o intervalo mínimo necessário de cicatrização;

Há o risco também, quando o paciente não segue a RISCA todas as orientações de cuidados estabelecidas pelo profissional responsável.

No entanto, quando o tratamento é feito de forma segura, seguindo todos os protocolos de segurança necessários, tanto por parte do profissional, quanto do paciente, o tratamento de remoção a laser é sem dúvidas o mais seguro e eficaz do mercado e quando aplicado da forma correta, a chance de satisfação sobre o resultado deste tratamento é de 100%.

Por isso, nós da AK CLINIC BEAUTY sempre alertamos, nunca procure preço, procure sempre por valor, pois para este tipo de tratamento o essencial é procurar o local capacitado, uma clínica especializada, com conhecimento técnico, métodos bem definidos e tecnologias adequadas, que te darão além da confiança a segurança e o resultado que você tanto almeja.

fale conosco:

Fique por dentro das novidades!

AK CLINIC BEAUTY (5)
Posso ajudar?